Tempo para se concentrar no que é importante em TI

Homem colocando relógio no pulso

Na língua portuguesa, empregamos uma só palavra para indicar a noção de “tempo”. Por outro lado, na Grécia Antiga, existiam duas palavras para o conceito: chronos e kairós. Enquanto a primeira se referia ao tempo cronológico ou sequencial, aquele que pode ser medido pelos relógios, cronômetros e calendários, a segunda denotava uma natureza qualitativa, remetendo ao momento indeterminado no qual algo importante pode acontecer. Por isso, kairós relacionava-se a um tempo psicológico, significando o momento fugaz em que uma oportunidade se apresenta e deve ser encarada com dedicação para que se alcance o sucesso.

Essas duas noções de tempo podem ser aplicadas aos negócios. Mais do que ver “passar o tempo” cronológico, de fato, no mundo atual, é necessário geri-lo como um recurso importante, administrando os objetivos e inserindo-os de modo adequado na rotina. Trata-se de fazer do tempo algo oportuno. Isso possibilita que você se concentre mais no que é mais importante. Neste post, apresentamos algumas dicas de como administrar melhor o tempo no setor de TI. Continue a leitura e saiba mais!

Uma gestão eficiente do tempo

Alguns estudos do mundo dos negócios indicam que profissionais desperdiçam ou não aproveitam bem 50% do tempo ou mais em um único dia. Ou seja, metade do nosso tempo não é bem gerido. Isso é um dado preocupante, se considerarmos que, tirando conhecimento técnico e dinheiro, o tempo é o capital mais importante de que dispomos. 

Por vezes, os nossos dias são repletos de interrupções inoportunas que nos dão a sensação de que estamos travados, parados em um mesmo lugar e impedidos de avançar. Quantos vezes, no meio de uma decisão em um projeto importante, tivemos que responder e-mails sobre situações que já haviam sido explicadas ou dispender uns bons minutos resetando senhas?  Essas interrupções nos distraem do que realmente é importante, impedindo-nos de alcançar o tempo oportuno. Abaixo, confira algumas dicas para uma gestão eficiente do tempo.

Simplicidade. “Simplicidade é a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito”, afirma o Manifesto Agile. De fato, menos é mais.  Com a adoção de métodos mais ágeis, dispensam-se os registros burocráticos desnecessários e outros mecanismos que comprometem o tempo da equipe. Esses métodos ágeis priorizam as comunicações em tempo real a documentos escritos. Assim, o trabalho se torna mais simples de ser executado, podendo ser concluído em menos tempo. 

Atente-se para as reuniões pouco produtivas. Estudos mostram que, em vez de atrair todos para uma reunião presencial, o e-mail ou a videoconferência podem ser igualmente produtivos, economizando minutos e, por vezes, até mesmo horas.  

Uma outra dica são os “stand-up meetings”, cada vez mais populares no mundo da tecnologia. As regras são simples: é proibido dispersar e falar de assuntos não relacionados aos da pauta previamente estabelecida e todos devem ficar de pé – nada de cadeiras ou mesmos mesas, incentivando as reuniões a durarem apenas o estritamente necessário. 

Promova mudanças em sua agenda. Se possível, chegue mais cedo. Isso proporcionará mais tempo para trabalhar nas coisas importantes sem interrupção. Outra vantagem de chegar cedo é que trabalhar em coisas importantes no final do dia, quando geralmente se está mais cansado, é ineficiente. 

Foque no que é importante. Não tenha receio de dizer “não” ou “mais tarde”. Concentre-se naquilo que é urgente e importante. É preciso entender que, no mundo da TI, muitas coisas são urgentes, mas podem não ser tão importantes. Por isso, é importante definir as prioridades, concentrando-se em primeiro lugar no que for simultaneamente inadiável e importante. 

Use a tecnologia a seu favor. É importante aproveitar a automação e as demais ferramentas tecnológicas. Elas podem ajudar você a ganhar tempo. Para isso, existem diversas funções de gerenciamento e controle de TI que podem ser executadas por simples ferramentas de automação. 

Eliminar completamente as distrações no mundo dos negócios talvez seja algo demasiado ambicioso ou mesmo impossível. Contudo, com mudanças pequenos hábitos é possível promover o kairós: o tempo oportuno pelo qual todos buscamos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *