Hiperconvergência: 5 benefícios para a sua empresa

Hiperconvergência

É definitivo: o setor de tecnologia se rendeu aos benefícios da hiperconvergência. Devido à simplicidade, à facilidade de gerenciamento e à possibilidade de redução de custos que a ferramenta proporciona, muitas empresas, de diversos setores, estão aderindo à hiperconvergência, abandonando as estruturas convencionas de datacenter.

De fato, se você vem procurando uma ferramenta que permita aumentar a eficiência do seu setor de tecnologia e redimensionar gastos, este post traz informações importantes para você. Nele, iremos abordar a hiperconvergência em detalhe e apresentar cinco benefícios que essa ferramenta apresenta para o setor de TI. Continue a leitura e saiba mais!

O que é a hiperconvergência?

Antes de mais nada: a que nos referimos exatamente quando falamos de “hiperconvergência”?  

Para entender o que é esse conceito e como ele é benéfico para as empresas, devemos primeiro ter em mente que, em um datacenter padrão, um switch tem a função de rotear o tráfego para diversos servidores. Em seguida, esses servidores acessam a rede de área de armazenamento (SAN) por meio de um controlador de armazenamento para recuperar ou para armazenar dados relevantes. 

Ao longo do tempo, gradualmente, foi sendo implementada uma redução na quantidade de equipamentos usados nesse data center comum. Isso faz cair o número de servidores necessários, tornando a realidade algo bem mais gerenciável. Podemos afirmar que a hiperconvergência consiste no próximo passo nessa tendência de enxugamento e de consolidação.

 Nela, ocorre uma combinação de componentes virtuais e físicos de uma só infraestrutura. Desse modo, servidores, redes e hardwares de armazenamento são condensados em um único dispositivo controlado por software.

Benefícios

Então, quais seriam os benefícios de uma estrutura de hiperconvergência? Por que cada vez mais empresas estão aderindo a essa TI?  

#1: Agilidade.

Sem dúvida, a estrutura em questão é muito mais eficiente. Com ela, toda a sobrecarga de trabalho fica concentrada em um só local administrativo. Isso faz com que a transição entre as tarefas seja muito mais ágil.

#2: Proteção de dados.

A hiperconvergência proporciona um tipo de organização que faz com que a recuperação e a prevenção da perda de dados sejam muito mais fáceis: o backup e a recuperação de desastres são integrados e convivem na mesma estrutura.

#3: Implantação rápida.

É rápida no nível “plug and play” – ou seja, muito rápida! Como toda a infraestrutura requerida é simples, muitos dos softwares já vêm pré-instalados e pré-configurados, a instalação requer apenas basicamente o estabelecimento das funções básicas.

#4: Escalabilidade.

Pense na hiperconvergência como uma espécie de brinquedo de Lego. É possível expandir as suas unidades, adicionando ou subtraindo elementos.

 #5: Redução de custos.

Com menos equipamentos para montar e para dar manutenção, fica fácil perceber que os gastos são reduzidos. Os custos de implementação também são baixos, se comparados com os de sistemas mais tradicionais. 

Com todos esses benefícios, a hiperconvergência veio mesmo para ficar e pode fazer a diferença também na sua empresa. Aproveite sua visita ao nosso blog e conheça muitas outras novidades sobre o setor de TI. Temos certeza de que você irá gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *