Preparar os estudantes para o mercado de trabalho, dando-lhes insumos para saírem das salas de aula ainda mais preparados. Este é o principal objetivo do projeto focado em cibersegurança, desenvolvido pela Satc em parceria com algumas empresas da região. Entre elas, a Sysdata Tecnologia.
A ideia, conta o coordenador adjunto dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia de Software, Vagner da Silva Rodrigues, é realizar algumas ações especiais, como a criação de um grupo de CSIRT na região, incentivo aos alunos para ingressarem na área cyber, atualização da ementa das disciplinas de segurança e oferta de cursos livres e rápidos de capacitação. “Nós temos um laboratório de redes de computadores, e estamos montando um de hardware”, explana.
Para auxiliar nessa construção, a Sysdata fez a doação de servidores HPE, firewall Fortinet e AP outdoor Fortinet, para que os alunos consigam aprender na prática, com equipamentos reais, os conceitos de servidores e firewall. Hoje, conta o coordenador dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia de Software da UniSatc, Anderson Rodrigo Farias, os estudantes trabalham apenas a nível de simulação, já que a instituição não possuía esse tipo de equipamento em laboratório de ensino. “A partir de agora, eles poderão configurar, executar e testar. Não tenho dúvidas de que haverá um ganho considerável no aprendizado”, explana.
O CEO da Sysdata, Sérgio Vendramini, lembra que esta é uma das missões da empresa: investir em conhecimento, não apenas da equipe interna, mas da comunidade onde está inserida. “Sabemos que o mercado de trabalho é exigente, e quanto mais pudermos contribuir com a formação destes alunos, mais preparados eles chegarão às nossas empresas”, diz ele, ao complementar: “estamos muito felizes em poder contribuir com esta instituição, que é tão séria e tem um importante papel formador em todo o Sul catarinense”, complementa.