Um projeto que visa fomentar o espírito empreendedor e ampliar a visão estratégica, mais especificamente no ramo automobilístico. É este o objetivo do F1 In Schools Teams, projeto desenvolvido pela Fórmula 1 em âmbito internacional, e promovido no Brasil pela rede Sesi Senai.
Uma das equipes participantes, a Alpha Scuderia, de Criciúma, apoiada pela Sysdata Tecnologia, será uma das representantes do Brasil no mundial da competição, que ocorre em julho, logo após o GP de Silvertone, na Inglaterra.
A equipe é formada pelos jovens Victor Medeiros Bitencourt (engenheiro e líder), Pedro Guilherme Rosa Lutz (responsável pelo marketing e redes sociais), Arthur Oliveira da Silva (engenheiro de manufatura) e Maria Eduarda Ramos Donschat (designer gráfica e arquiteta de stande). Juntos, eles desenvolveram uma miniatura de carro de Fórmula 1, sendo que a sua construção foi o produto central do torneio. Em torno dele, foram avaliados critérios como corrida, engenharia, modelagem, marketing e outros pontos.
“Tivemos – e ainda temos – que estudar muito. Fizemos apresentações, planejamentos, justificativas, reuniões, como uma verdadeira startup. Passamos pela fase regional, ficamos entre os 4 no nacional e agora representaremos o Brasil no mundial. É uma alegria muito grande ver o nosso trabalho ser reconhecido e premiado dessa forma”, enfatiza Victor. “Nos dedicamos bastante. Pesquisamos sobre aerodinâmica, metodologias, diferentes áreas. Entramos no projeto por interesse próprio e fomos atrás. Conseguimos o que nem imaginávamos”, pontua Arthur.
A ideia da Fórmula 1, além de encontrar novos talentos, é aumentar o interesse dos jovens no ramo automobilístico, fazendo-os descobrir habilidades que, muitas vezes, eles próprios não conheciam. “Eu, por exemplo, percebi que gosto e sei fazer marketing. Na equipe temos responsabilidades, e acredito que isso agregará muito no nosso futuro profissional”, diz Guilherme, que é complementado por Maria Eduarda: “Eu tinha dificuldade de falar em público, e agora, com a necessidade de apresentar o projeto em diferentes lugares, este medo diminuiu”.
A etapa mundial do concurso acontece no mês de julho. E como a equipe foi classificada, automaticamente também concorrerá no próximo nacional, dias 27, 28 e 29 de maio. O CEO da Sysdata Tecnologia, Sérgio Vendramini, destaca a importância de incentivar os novos talentos. “São jovens motivados e comprometidos, que merecem este apoio. Estamos torcendo para que eles tragam o troféu de campeões para a nossa região. E se isso não for possível, tenho certeza, a experiência já valeu – e muito!”.