Ações mal-intencionadas e ransomwares dentro dos ambientes de TI estão se tornando cada vez mais frequentes em todo o mundo. E para evitar que os dados críticos da sua empresa fiquem à mercê dos ataques, é necessário investir em ferramentas de proteção confiáveis. Entre elas, um backup que traga confiabilidade, flexibilidade, simplicidade e robustez.
O lançamento da Veeam, o Veeam Backup & Replication versão 11, é um exemplo disso. Com ele, é possível armazenar on-site os backups de retenção de curto prazo, para obter uma recuperação rápida com a proteção da imutabilidade.
Mas afinal, o que é a imutabilidade em um storage?
Por definição, a imutabilidade impede a exclusão ou a modificação dos dados. Tendo a consciência de que as informações são essenciais para todas as empresas, utilizar uma cópia imutável do backup garante que haja uma versão intocada, que sempre será recuperável e segura em casos de ataques cibernéticos.
Márcio de Freitas, engenheiro de Sistemas da Veeam, explica: “Se a empresa é atacada, geralmente ela recorre ao backup para recuperar os seus dados. Acontece que o criminoso sabe que isso vai acontecer, portanto, tenta inutilizar a cópia de segurança para que o cliente não tenha essa salvaguarda disponível”, diz ele, ao complementar: “é uma maneira de garantir proteção aprimorada aos repositórios de backup e evitar que os danos sejam efetivos, mesmo sob ataque, já que com a imutabilidade os arquivos não podem ser apagados nem mesmo pelo administrador”, comenta.
O storage de backup imutável pode ajudar nos seguintes casos:
– Dados de produção corrompidos ou comprometidos,
– Exclusão acidental de dados de produção,
– Atividade mal-intencionada interna, administradores modificando a retenção das tarefas de backup ou excluindo pontos de restauração.
Se você tem interesse em conhecer melhor esta importante ferramenta de proteção, entre em contato com a Sysdata. Nossa equipe está preparada para entender a sua necessidade e apresentar a melhor solução à sua empresa. Com o Veeam Backup & Replication versão 11, os seus dados estarão protegidos, independente do que vier a acontecer.
Mais informações: